Confiança em Jesus, Entusiasmo na ação e União fraternal

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Música

A MÚSICA NA IGREJA – Colossences 3.16
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Alguns ramos da fé Reformada, impacientes por proteger a Igreja de acréscimos da tradição humana, impressionados pela continuidade entre Israel e a Igreja e notando que os termos “salmos”, “hinos” e “cânticos” são usados no Livro dos Salmos, crêem que Paulo previu só o cântico dos Salmos do Antigo Testamento no culto público. Essa restrição, contudo, compreende mal o ensinamento de Paulo. Ele reúne os termos para realçar a ampla gama de expressão musical que o louvor a DEUS agradecido e profundamente sincero suscita do Corpo de Cristo. A palavra “salmos” se refere, no mínimo, ao uso do saltério do Antigo Testamento (Lc 20.42; 24.44; At 1.20; 13.33), mas pode também referir-se a novas composições para o culto (1Co 14.26). A palavra “espiritual” (pneumatikos [pneumatikos], no grego) qualifica o potencialmente secular termo “cântico” como sendo ensinado ou dirigido pelo Espírito Santo (cf. 1Co 2.6; 15.44-45). A obra redentora de Cristo provocou uma efusão de hinos de louvor por parte de seu povo, freqüentemente moldados segundo os cânticos do Antigo Testamento (p.ex., Lc 1.46-53, 67-79; 2.14, 29-32). Paulo pessoalmente usou a música na sua própria adoração de culto (At 16.25), e tem sido, desde há muito, observado que suas cartas contêm porções de hinos cristãos primitivos (Ef 5.14; Fp 2.6-11; Cl 1.15-20; 1Tm 3.16). Cânticos de louvor do Cristianismo primitivo também parecem subjazer em Jo 1.1-14; Hb 1.3; 1Pe 1.18-21; 2.21-25; 3.18-22. Os novos cânticos do Apocalipse são, em si mesmos, um estudo da qualidade vibrante do culto cristão primitivo (Ap 4.8, 11; 5.9-10, 12-13; 7.10, 12; 11.15, 17-18; 12.10-12; 15.3-4; 19.1-8; 21.3-4).
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[Bíblia Estudo de Genebra, p. 1427 - Ed. Cultura Cristã]
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CANTEMOS, O NATAL CHEGOU!
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Uma das datas mais importantes do Calendário Litúrgico é o Natal. Porque, nele, nós comemoramos o nascimento do nosso Salvador Jesus, o Filho de Deus. Junto com a celebração trazemos uma cultura teológica e musical (que pode ser representada através de Cantatas e Oratórios) em cultos ou audições especiais, usando coros, solistas, órgão, piano e (algumas vezes) orquestras, trazendo profunda inspiração religiosa para os membros da Igreja Cristã nessa festa tão importante. Dentro da Música e da Cultura Cristã Protestante, podemos destacar um importante compositor: George F. Handel (1685-1759) que compôs o Oratório de “O Messias”. Esta obra narra, em frases musicais (desde a profecia do livro de Isaías acerca do nascimento e morte do Senhor Jesus), trechos tão belos que são cantados até hoje em “Leituras Públicas” e torna o “Aleluiah” mais conhecido no mundo inteiro—obra que levou vinte e quatro dias para ser composta por esse homem que foi um instrumento de Deus para produzir uma das mais belas obras musicais. Louvemos a Deus! Louvemos de toda a nossa alma ao som de Handel, Bach, Mendhelson, Mozart e Beethoven! Cantemos o que esses grandes compositores escreveram! Suas peças—que encantam tanto a humanidade—foram criadas para engrandecer e adorar o nome de Deus. Não nos esqueçamos de apreciar os clássicos que fazem enobrecer a alma.
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[Alexandre Gomes Baltazar é membro da IPB e estudante de música Sacra e Clássica]
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Glossário:
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- Calendário Litúrgico: Contém as datas comemorativas cristãs baseadas em seus acontecimentos históricos.
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- Cantata: Peça litúrgica da Igreja Luterana, usada para dia específico do Calendário Litúrgico, para solistas, coro e orquestra.
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- Oratório: Drama ou história religiosa, sem encenação ou representação, para solistas, coro e orquestra.
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- Leitura Pública: É a apresentação do Oratório de “O Messias”, de Handel, e há participação pública de todos os presentes no local. אַ

Um comentário:

Anônimo disse...

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