Confiança em Jesus, Entusiasmo na ação e União fraternal

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Vida Cristã prática

CONTROLE DO ESTRESSE E PAZ INTERIOR
.
Em uma sociedade caótica, competitiva e consumista que vivemos, é cada vez mais comum o ser humano ficar estressado e apresentar problemas psico-emocionais (que geram desde diversas doenças físicas até sérios problemas sociais e de relacionamento), afetando todas as camadas sociais e faixas etárias. Mas, como os cristãos podem lidar corretamente com essa realidade? Por meio de orações, súplicas e ações de graça—que são decorrentes de uma vida verdadeiramente piedosa e de sincera comunhão com DEUS—se consegue “a paz que excede todo o entendimento” e que essa paz “guardará o nosso coração e a nossa mente” (Fp 4.6-7).
O desejo do ser humano por aceitação, status e posses pode criar tensões internas. Ao perceber que necessidades e desejos não podem ser alcançados, sentimos ansiedade, frustração e estresse. Como, então, não andar ansioso e deprimido ao se encarar tais situações?
Controlar o estresse, para um cristão, começa com a compreensão de si mesmo e com o conhecimento do que as Escrituras ensinam a respeito da natureza e do caráter de DEUS. Conhecer-se a si mesmo significa saber sobre sua natureza básica [que é pecadora], a potencialidade de sua força e o limite de sua fraqueza. Esta não é uma tarefa fácil, visto que a autodecepção impede o discernimento (Jr 17.9). Orgulho e independência podem bloquear a autoconsciência. Unicamente DEUS é quem pode nos dar a consciência de que precisamos (Jr 17.10). Somente ELE pode mostrar claramente onde mudanças são necessárias e produzir essa mudança na natureza humana básica (Sl 139.23-24). Uma compreensão da natureza de DEUS vem pela revelação de si mesmo nas Escrituras e em Cristo (Jo 1.14, 18). Se compreendermos e aceitarmos a imutável e perfeita natureza de DEUS, há estabilidade e paz em nosso interior (Ml 3.6; Hb 13.8). Compreendendo a qualidade do caráter DELE, há confiança (1Jo 1.5). Muito do estresse se dissipa quando admitimos nossa total dependência de DEUS e nos submetemos à liderança DELE (Sl 73.26; 1Pe 5.6-7), reconhecendo que estamos presos ao tempo e espaço por sermos criaturas finitas, enquanto DEUS, o nosso criador, é infinito, eterno e onipresente.
No Antigo Testamento, as palavras “confiança” e “segurança” são formas diferentes da mesma palavra hebraica. Isaías acrescenta o conceito de tranqüilidade: “na tranqüilidade e confiança” encontramos a nossa força (Is 30.15). Isaías também diz que “repouso e segurança” são efeitos da justiça (Is 32.17). No Novo Testamento, as palavras gregas traduzidas por “convicção” (Cl 2.2), “bem certo” (estar persuadido, Rm 8.38) e “bem definida” (opinião bem formada, Rm 14.5) transmitem a mesma idéia de palavras de sentido semelhante no Antigo Testamento.
A segurança não se baseia no otimismo e confiança quanto à própria capacidade; ao contrário, é uma paz interior baseada na justiça de DEUS que opera em nós. Não se trata de autoconfiança, pois isso seria uma garantia falsa e uma dependência em algo falível (Pv 14.16; Jr 9.23-24). A Bíblia afirma que aqueles que confiam na própria força (Is 30.12), beleza (Ez 16.15) ou justiça (Ez 33.12) são insensatos (Pv 28.26).
A verdadeira confiança—firmada na capacidade do Senhor e no relacionamento DELE com Seus filhos—é uma força tranqüila, que tem “grande galardão” (Hb 10.35-36); uma segurança eterna e plenamente satisfatória. אַ
.
[A Bíblia da Mulher, p.p. 888 e 1513 - Ed. Mundo Cristão]
.
“Cristãos não são poupados de sofrimentos, mas eles podem contar com a promessa de serem libertados do pecado e com a força interior fornecida pelo Espírito Santo, que habita neles, para viverem uma vida reta em Cristo e desfrutarem de Sua paz”.
.
(Rondha H. Kelley)

2 comentários:

Anônimo disse...

This is my first time visit at here and i am truly pleassant to read all at one
place.

Also visit my blog post - ways to make money online

Anônimo disse...

Good day very nice blog!! Guy .. Excellent .. Amazing .
. I will bookmark your blog and take the feeds also?

I am satisfied to seek out a lot of helpful info right here within the post, we'd like work out more techniques in this regard, thanks for sharing. . . . . .

Also visit my page; real ways to make money online